4 Dicas de cultura e lazer para explorar em Barão Geraldo

Barão Geraldo é o maior distrito de Campinas. Conhecida por sediar grande parte da vida universitária do município, a região abriga a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a PUC Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) e a FACAMP (Faculdades de Campinas). Com todos esses estudantes morando e frequentando as redondezas, o local passou a ser um grande ponto de cultura e lazer.

A.R.I.E. Mata de Santa Genebra

Fauna exuberante da A.R.I.E. Mata de Santa Genebra

É uma Unidade de Conservação Federal, sob gestão da Prefeitura de Campinas (por meio da Fundação José Pedro de Oliveira), subordinada ao Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – órgão do Ministério do Meio Ambiente. Por isso, só é possível entrar com autorização prévia e acompanhamento de monitores da Fundação. Em seus 9 Km de perímetro, rico em fauna e flora nativa, são realizadas atividades educativas, de pesquisa e educação ambiental.

Lá, os visitantes podem avistar 150 espécies de aves, além de macacos-prego, bugios, esquilos, marsupiais e morcegos. O espaço também tem um borboletário de três mil metros quadrados, com casa de criação, viveiro e um jardim. Há ainda a trilha dos bichos, um pequeno museu de educação ambiental com animais taxidermizados e esqueletos.

Espaço Cultural Casa do Lago

Apresentação de dança no Espaço Cultural Casa do Lago

O Espaço Cultural Casa do Lago é um órgão da Diretoria de Cultura, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, da Universidade Estadual de Campinas.

Identificado como a Casa da Cultura da Unicamp, sua missão é estimular as produções artísticas e culturais e os projetos de extensão da comunidade universitária – formada por docentes, discentes, técnico-administrativos e pesquisadores – nas mais diversas vertentes da cultura, aqui entendida em sua forma mais abrangente. Com isso, proporcionar à comunidade eventos relevantes e de qualidade, democratizando e ampliando cada vez mais o acesso à cultura, incentivando e difundindo as diversas linguagens e tendências artísticas.

Seguindo esta orientação, a Casa do Lago acolhe espetáculos gratuitos de teatro, dança e música, mostras de cinema, exposições de artes visuais, oficinas culturais, lançamentos de livros, rodas de conversa, seminários, debates e eventos diversos.

Com desenho arquitetônico diferenciado, de autoria do catalão Joan Villà, a Casa é formada por três grandes abóbadas, construídas inteiramente com painéis de tijolo cerâmico. Possui mais de 900 metros quadrados de construção, distribuídos em 03 espaços principais: Sala Multiuso, Sala de Cinema e Galeria de Exposições. Ainda, em seu entorno, a Casa da Cultura da Unicamp possui uma área de convívio e apresentações artísticas, margeada pelo bosque do parque ecológico, e um amplo estacionamento arborizado.

Instituto Pavão Cultural

Fachada do Instituto Pavão Cultural

A fachada inteiramente coberta com lambe-lambes em tons de rosa e verde flúor entrega o conteúdo: o prédio é dedicado às artes. Assim, desde a calçada, onde o público pode apreciar a obra do muralista Haroldo Paranhos (do Coletivo SHN, de Americana, SP), o Instituto Pavão Cultural é um espaço das artes de Campinas (Barão Geraldo), que protagoniza grande parte da cena cultural e artística local.

Parque Ecológico Bosque Hermógenes de Freitas Leitão

Natureza exuberante do Parque Ecológico Bosque Hermógenes de Freitas Leitão

Inaugurado em dezembro de 1996, o bosque possui uma área de 135 mil m2, com uma lagoa, pista para corridas e caminhadas, bancos para descanso, quiosques com churrasqueiras, mesas e cadeiras, playground e equipamentos para ginástica.

O parque possui uma vegetação nativa e exótica, com fauna diversificada, que permite momentos agradáveis, em especial ao entardecer. Bom para apreciar o fim de tarde.

O Parque insere-se nos estudos do plano gestor da Área de Proteção Ambiental Municipal para recuperação da mata ciliar do Ribeirão das Cabras, que se prolonga dentro do contexto paisagístico do parque.

Compilação: ARAUJO, Marcio L. (Fev/2020)

Fontes: